A respiração e os movimentos corporais são os exemplos mais práticos que estão presentes no nosso dia a dia.
No Yoga temos o Vinyasa (em sânscrito vinya significa vento e vinyasa sincronização ou combinação) que se baseia no método desenvolvido por Krishnamacharya, um dos maiores nomes do yoga do século XX.
A prática une pránáyama (respiração) e ásanas (posturas). Por meio da respiração, as posturas são feitas em uma seqüência equilibrada (criada pelo professor) uma após a outra. A transição entra cada postura é feita de forma suave, fluida e inteligente, de acordo com cada praticante. Isso torna a prática desafiadora, acessível e segura para todos.
No Ashatanga Vinyasa Yoga as séries são fixas. No Hatha Yoga o tempo de permanência nas posturas é maior.
Por serem dinâmicas, as práticas de Vinyasa são indicadas para quem gosta de mais fluidez. A composição da aula é de Saudações ao Sol, posturas de pé, inversões, torções, retroflexões e por fim um longo e profundo relaxamento. Mesmo quando se está parado fazendo uma postura (o tempo de permanência é menor), o movimento continua com a respiração.
O praticante desenvolve resistência física, coordenação, concentração e clareza mental. Estar consciente de cada movimento, expandir a consciência e aumentar o grau de concentração durante a execução das posturas proporciona uma sensação de estabilidade, unidirecionalidade da mente, calma e tranqüilidade. É preciso atingir um razoável grau de focalização da mente, do corpo e da respiração, a fim de poder relaxar durante a permanência.
Cada pessoa tem seu próprio ritmo de vida e ritmo de prática, por esse motivo Ahinsa (não violência) é tão importante para todos os praticantes de yoga. Estar consciente dos limites do corpo é fundamental para uma prática segura e responsável.
O ritmo consciente da respiração e as posturas ajudam a dissolver as couraças de tensão muscular, desenvolvendo força, flexibilidade e tônus muscular. Os músculos, as articulações, os órgãos internos e a pele são beneficiados. As células recebem mais nutrientes e o calor que a prática produz acelera o processo de purificação. Os sistemas circulatório, respiratório, endócrino, digestivo, reprodutivo e sistema imunológico são beneficiados, proporcionando mais saúde e vitalidade.