Yoga Vinyasa

 

A respiração e os movimentos corporais são os exemplos mais práticos que estão presentes no nosso dia a dia.
No Yoga temos o Vinyasa (em sânscrito vinya significa vento e vinyasa sincronização ou combinação) que se baseia no método desenvolvido por Krishnamacharya, um dos maiores nomes do yoga do século XX.

A prática une pránáyama (respiração) e ásanas (posturas). Por meio da respiração, as posturas são feitas em uma seqüência equilibrada (criada pelo professor) uma após a outra. A transição entra cada postura é feita de forma suave, fluida e inteligente, de acordo com cada praticante. Isso torna a prática desafiadora, acessível e segura para todos.

No Ashatanga Vinyasa Yoga as séries são fixas. No Hatha Yoga o tempo de permanência nas posturas é maior.

Por serem dinâmicas, as práticas de Vinyasa são indicadas para quem gosta de mais fluidez. A composição da aula é de Saudações ao Sol, posturas de pé, inversões, torções, retroflexões e por fim um longo e profundo relaxamento. Mesmo quando se está parado fazendo uma postura (o tempo de permanência é menor), o movimento continua com a respiração.

O praticante desenvolve resistência física, coordenação, concentração e clareza mental. Estar consciente de cada movimento, expandir a consciência e aumentar o grau de concentração durante a execução das posturas proporciona uma sensação de estabilidade, unidirecionalidade da mente, calma e tranqüilidade. É preciso atingir um razoável grau de focalização da mente, do corpo e da respiração, a fim de poder relaxar durante a permanência.

Cada pessoa tem seu próprio ritmo de vida e ritmo de prática, por esse motivo Ahinsa (não violência) é tão importante para todos os praticantes de yoga. Estar consciente dos limites do corpo é fundamental para uma prática segura e responsável.

O ritmo consciente da respiração e as posturas ajudam a dissolver as couraças de tensão muscular, desenvolvendo força, flexibilidade e tônus muscular. Os músculos, as articulações, os órgãos internos e a pele são beneficiados. As células recebem mais nutrientes e o calor que a prática produz acelera o processo de purificação. Os sistemas circulatório, respiratório, endócrino, digestivo, reprodutivo e sistema imunológico são beneficiados, proporcionando mais saúde e vitalidade.

Professor (a):


Mara Lima

Iniciou sua prática de Yoga em 1995. Em 2001 fez sua primeira Formação de instrutora de Yoga pela Associação Nacional de Yoga Integral com Horivaldo Gomes e em 2006 Aprofundamento em Yoga e Meditação - Simplesmente Yoga com Marco Shultz. Aprofundou seus conhecimentos participando de cursos e workshop: 

- Curso de Yoga Terapia Hormonal com Prof. Anne Marie Bruno / Kriya Yoga (técnicas de respiração e meditação) com Prof. Sharanadevi / Ashtanga Yoga com Cleyton Horton / Ayengar Yoga com Manouso Manos / Yoga Flow com Micheline Berry, Lygia Lima e Shiva Rea / Curso de Hatha Yoga – Introdução ao método Yengar com Paulo Baeta / Structural Integration com Kimberly Johnson / Prática no estilo Jivamukti New York – NY / Cura Prânica de Mestre Choa Kok Sui pelo Instituto Pranaterapia.

Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos do Ayurveda – Ciência da Vida. Estudo da alimentação, uso de ervas, óleos, massagens, etc.

Formação na ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda – Prof. Aderson Moreira / Curso Avançado de Ayurveda no AVP – Coimbratore-India / Especialização em alimentação Ayurvédica com Laura Pires / Formação em massagem Ayurvédica com Prof. Luiz Otávio Reis / Curso de Formação ARYM – Ayurvedic Restorative Yoga Massage com Ananta S. Girard.

É Instrutora de Vinyasa Yoga e dá aulas no Canto do Corpo desde 2007.