Pilates Voltar

 

O Pilates é uma técnica corporal, desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates na década de 20. Atualmente a técnica é amplamente usada em fisioterapia para correção postural, reabilitação de lesões traumato ortopédicas, reabilitação da propriocepção, fisioterapia geriátrica e ginecológica.

Na técnica de Pilates os exercícios podem ser feitos no solo ou em equipamentos com uso de molas assistindo ou resistindo o movimento. Ainda são utilizados acessórios como: bolas, discos de rotação, faixas elásticas e rolos que facilitam ou dificultam o movimento, desafiando o praticante a cada nova etapa. Os movimentos devem sempre ser feitos com muita concentração e atenção para a organização do corpo todo, reduzindo a possibilidade de compensações e lesões que possam ser geradas.

A atenção à respiração é fundamental para a harmonia do movimento.

O método desenvolve o corpo, focando não os grandes músculos, mas os pequenos e normalmente fracos músculos que perdem sua função tão importante na sustentação e estabilidade corporal, sobrecarregando os demais. Corrige a postura, ativa a força vital, e revigora a mente. Trabalha ainda a propriocepção, o equilíbrio, a confiança e a memória. Organiza e integra os movimentos do corpo gerando harmonia. Por isso, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

No Canto do Corpo o Pilates é trabalhado em pequenos grupos ou em sessões individuais. O trabalho individual é indicado para pessoas que necessitam de tratamento fisioterápico, muito usado na evolução do tratamento de dor crônica.
 

Professor (es):


Renata Maciel

Diretora do Canto do Corpo desde 2000 aonde atua também como professora de pilates, Gyrotonic® e atende como fisioterapeuta especializada em dor crônica.

Atuou profissionalmente na dança por 18 anos, como bailarina e professora. Se formou em massoterapia fazendo atendimentos nesta área há 16 anos. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Veiga de Almeida em 2001. Realizou diversos cursos de especialização em terapias manuais e exercícios terapêuticos específicos como, Neuromiofasciaterapia; Mobilização Neural; Estabilização Segmentar e Vertebral; Estabilização Dinâmica Lombopélvica; Maitland I;  Maitland II; Tape Funcional e Trilhos Anatômicos. Trabalhou no Centro Multidisciplinar de Dor do RJ, aonde se especializou em dor crônica.

Formada em Pilates pela Physiopilates no ano de 2002 trouxe a técnica para o Canto do Corpo atuando como coordenadora da equipe de Pilates e professora. Durante este período se aprimorou na técnica com o curso de coluna avançada (tratamento de patologias da coluna) e foi monitora do curso do Método Pilates e Controle Motor realizado no Canto do Corpo pela Especialize-se, ministrado por Debbie Creamer (Austrália). Desenvolveu ao longo do tempo e com sua experiência com movimento e com dor, uma forma de trabalhar com o Pilates na evolução do tratamento de dor Crônica como princípio de base para inserção em atividades mais complexas. Certificada em Gyrotonic Expansion System® desde 2011.


 



Fernanda Meneghetti

Fisioterapeuta formada pela PUC-Campinas, especializada em Reumatologia e Fisiologia do Exercício.

Formação em Pilates e Estabilização Segmentar e Dinâmica.

Trabalha no Canto do Corpo há 5 anos como professora de pilates e fisioterapeuta.
 



Juliana D´Icarahy Lemgruber

Professora de yoga e estudante de fisioterapia. Ministra aulas de yoga suave.

 

Formada em Yoga Integrativa pelo Centro de Yoga Montanha Encantada em Florianópolis em 2008, e em Dakshina Tantra Yoga através da Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga em 2012.

Possui formação em cursos de Aromaterapia e Crochetagem. Realiza massagens relaxantes incorporando os conceitos de Yoga e Fisioterapia em seus atendimentos.

 



Beatriz Alves

Beatriz se formou em Educação Física pela UGF no ano de 2006. 

Possui pós-graduação LATO SENSU – Surdez e Letramento em anos iniciais para crianças e EJA (Educação de Jovens e Adultos) - INES/ISERJ – 12/2009. 

Trabalhou como professora docente de Educação Física na rede Estadual (RJ) e na rede municipal (Paraty) de ensino infantil.

Atua no Canto do Corpo desde maio de 2016, como Personal  Trainer, professora de Pilates, Pilates Individual, massoterapeuta (massagem relaxante, drenagem linfática, modeladora e shiatsu). 

 


Claudia Charnaux da Motta Rezende

Educadora Física - formada pela Universidade Gama Filho.

Instrutora de Pilates - formada pelo Uuatá Estúdio de Pilates.
 
Instrutora de Yoga - formada pelo Studio Narayana de Yoga e Terapias Holísticas.
 
Massoterapeuta: Zen shiatsu e Shiatsu, formada por Mario Jahara Pradipto e formada em Capacitação Profissional em Massagem e Técnicas Manuais pela
Rio Sport Center.
 
Auriculoterapeuta formada pelo professor Eduardo Amorim no
Studio Olabarriaga de Pilates.


Rosana Tebaldi

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio de Sá(UNESA) em 2003.

Pós-graduada em Reabilitação Cardio-respiratória pelo IBMR,
e em Terapia Intensiva pela UNESA.
 
Trabalha no Canto do Corpo há 5 anos como professora de pilates.
 


Lívia Moreno Santana

Instrutora de Pilates e Fisioterapeuta Dermato Funcional. Formada pela Universidade Estácio de Sá em Fisioterapia em 2015 e Pós-graduada em Fisioterapia Dermato Funcional em 2017. 

 
Fez os cursos na IBRAFISIO de AeroNeo Pilates e Pilates Completo em 2016 e Shiatsu Corporal em 2018.
 
É instrutora de Pilates no Canto do Corpo desde 2017.
 


Maria Fernanda Malva

Professora de Pilates desde 2004, quando concluiu sua Graduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá.

É Instrutora de Balanceamento Muscular e formou-se em Arteterapia no ano 2018.

Atua no Canto do Corpo desde 2015 como Professora de Pilates, Massoterapeuta (massagem relaxante e terapêutica) e Acupunturista.