O Pilates é uma técnica corporal, desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates na década de 20. Atualmente a técnica é amplamente usada em fisioterapia para correção postural, reabilitação de lesões traumato ortopédicas, reabilitação da propriocepção, fisioterapia geriátrica e ginecológica.
Na técnica de Pilates os exercícios podem ser feitos no solo ou em equipamentos com uso de molas assistindo ou resistindo o movimento. Ainda são utilizados acessórios como: bolas, discos de rotação, faixas elásticas e rolos que facilitam ou dificultam o movimento, desafiando o praticante a cada nova etapa. Os movimentos devem sempre ser feitos com muita concentração e atenção para a organização do corpo todo, reduzindo a possibilidade de compensações e lesões que possam ser geradas.
A atenção à respiração é fundamental para a harmonia do movimento.
O método desenvolve o corpo, focando não os grandes músculos, mas os pequenos e normalmente fracos músculos que perdem sua função tão importante na sustentação e estabilidade corporal, sobrecarregando os demais. Corrige a postura, ativa a força vital, e revigora a mente. Trabalha ainda a propriocepção, o equilíbrio, a confiança e a memória. Organiza e integra os movimentos do corpo gerando harmonia. Por isso, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.
No Canto do Corpo o Pilates é trabalhado em pequenos grupos ou em sessões individuais. O trabalho individual é indicado para pessoas que necessitam de tratamento fisioterápico, muito usado na evolução do tratamento de dor crônica.