Pilates Voltar

 

O Pilates é uma técnica corporal, desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates na década de 20. Atualmente a técnica é amplamente usada em fisioterapia para correção postural, reabilitação de lesões traumato ortopédicas, reabilitação da propriocepção, fisioterapia geriátrica e ginecológica.

Na técnica de Pilates os exercícios podem ser feitos no solo ou em equipamentos com uso de molas assistindo ou resistindo o movimento. Ainda são utilizados acessórios como: bolas, discos de rotação, faixas elásticas e rolos que facilitam ou dificultam o movimento, desafiando o praticante a cada nova etapa. Os movimentos devem sempre ser feitos com muita concentração e atenção para a organização do corpo todo, reduzindo a possibilidade de compensações e lesões que possam ser geradas.

A atenção à respiração é fundamental para a harmonia do movimento.

O método desenvolve o corpo, focando não os grandes músculos, mas os pequenos e normalmente fracos músculos que perdem sua função tão importante na sustentação e estabilidade corporal, sobrecarregando os demais. Corrige a postura, ativa a força vital, e revigora a mente. Trabalha ainda a propriocepção, o equilíbrio, a confiança e a memória. Organiza e integra os movimentos do corpo gerando harmonia. Por isso, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

No Canto do Corpo o Pilates é trabalhado em pequenos grupos ou em sessões individuais. O trabalho individual é indicado para pessoas que necessitam de tratamento fisioterápico, muito usado na evolução do tratamento de dor crônica.
 

Professor (es):


Renata Maciel

Diretora do Canto do Corpo desde 2000 aonde atua também como professora de pilates, Gyrotonic® e atende como fisioterapeuta especializada em dor crônica.

Atuou profissionalmente na dança por 18 anos, como bailarina e professora. Se formou em massoterapia fazendo atendimentos nesta área há 16 anos. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Veiga de Almeida em 2001. Realizou diversos cursos de especialização em terapias manuais e exercícios terapêuticos específicos como, Neuromiofasciaterapia; Mobilização Neural; Estabilização Segmentar e Vertebral; Estabilização Dinâmica Lombopélvica; Maitland I;  Maitland II; Tape Funcional e Trilhos Anatômicos. Trabalhou no Centro Multidisciplinar de Dor do RJ, aonde se especializou em dor crônica.

Formada em Pilates pela Physiopilates no ano de 2002 trouxe a técnica para o Canto do Corpo atuando como coordenadora da equipe de Pilates e professora. Durante este período se aprimorou na técnica com o curso de coluna avançada (tratamento de patologias da coluna) e foi monitora do curso do Método Pilates e Controle Motor realizado no Canto do Corpo pela Especialize-se, ministrado por Debbie Creamer (Austrália). Desenvolveu ao longo do tempo e com sua experiência com movimento e com dor, uma forma de trabalhar com o Pilates na evolução do tratamento de dor Crônica como princípio de base para inserção em atividades mais complexas. Certificada em Gyrotonic Expansion System® desde 2011.


 



Fernanda Meneghetti

Fisioterapeuta formada pela PUC-Campinas, especializada em Reumatologia e Fisiologia do Exercício.

Formação em Pilates e Estabilização Segmentar e Dinâmica.

Trabalha no Canto do Corpo há 5 anos como professora de pilates e fisioterapeuta.
 



Márcio Coutinho

Formado em Fisioterapia pela UNESA no ano de 2002. 

Realizou especialização em Pilates pela Physio Studio no mesmo ano. 

Possui Pós-Graduação em Acupuntura e Eletro Acupuntura pela ABACO em 2004; especialização em Cadeias Musculares-Busquet e Mobilização Neural.

Autor do livro Guia Prático Physiolar
Saúde e consciência corporal em casa - Ed. Giostre (2009).

Formação Internacional (EUA):

- Balanced Body University; Pilates Reformer 1 e movimentos principais (2010).

- Kinesio Taping Association Internacional (2010).

- Upledger Institute Internacional; CranioSacral Therapy 1 (2011).


 



Carla Reichelt

Professora de Pilates no Canto do Corpo desde 2010.

Iniciou seus estudos em dança em 1988.  Atuou como profissionalmente em dança como bailarina, professora, coreografa e assistente de direção. Realizou apresentações no Brasil, Estados Unidos, Argentina, México e Hong Kong. Integrou a equipe da Esther Weitzman Cia de Dança por 8 anos. Graduou-se em Licenciatura Pelna em Dança no ano de 2004 pela UniverCidade - Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro. Concluiu em 2007 o curso de pós-graduação em "Estudos Avançados em Dança Contemporânea: Coregrafia e Pesquisa", pela mesma instituição (UniverCidade - 2007).

Foi Convidada por Silvia Soter para integrar a equipe como professora de Dança Criativa na 'Escola Parque' (Gávea) entre os anos de 2007-2010.

Coordenou os cursos de dança e ministrou aulas de balé clássico, expressão corporal e alongamento no 'Projeto Dançarte - Arte e Cidadania' (2007-2010).

No ano de 2007 obteve sua primeira formação em Pilates com Verusya Correa, posteriormente concluiu formação de Pilates no Uuatá (2010).

Realizou workshops e cursos com Nathalie Shulman, Silvia Soter, Ivaldo Bertazzo, Tim Fleischer, wendy Le-Blanc Arbuckle, entre outros.