Massagem para Gestantes (Garbhini Abhyanga) Voltar

 

Garbhini Abhyanga é o nome dado às massagens com óleo feitas em mulheres gestantes.

Em qualquer circunstância da vida, o toque é extremamente benéfico. Seja ele uma massagem ou um leve pouso de mão.

Mesmo numa gravidez saudável, a verdade é que a maioria das mulheres sofre sempre um pouco com a fadiga, retenção hídrica, dores nas costas e na zona pélvica, dores de cabeça e com os efeitos das alterações hormonais. Para aliviar todos estes sintomas de forma saudável e sem recorrer a qualquer tipo de medicamento, muitas mulheres já descobriram os benefícios das massagens.

Segundo Montagu (1988, pg23), “... a pele pode ser considera como a porção exposta do sistema nervoso". O estímulo adequado da pele interfere no sistema simpático e parassimpático. O que, além de promover o relaxamento, melhora o desempenho das atividades diárias da gestante e contribui positivamente para o pleno desenvolvimento e saúde do bebê.

Muitas mulheres buscam este tipo de cuidado por orientação médica e é realmente sempre bom consultá-lo quanto aos benefícios da prática, que pode ser adotada desde o início da gestação com regularidade semanal e estendida até o último mês, numa frequência maior (duas a três vezes por semana). É neste último trimestre que devemos ter total atenção para o conforto da gestante na realização da massagem.
 

 

Terapeuta: