Gyrotonic® Voltar

 

Criado no final dos anos 70 pelo romeno Juliu Horvath, ginasta, nadador, yogui, acupunturista e ex-primeiro bailarino. 

O método se baseia nos princípios-chave da yoga, tai chi chuan, natação e ballet. Ele consiste na prática de exercícios físicos fluidos, rítmicos e circulares integrados à respiração, obedece a natureza do corpo humano e podem ser praticados em aparelhos chamados Gyrotonic Expansion System®, especialmente desenvolvidos para o trabalho, ou diretamente no solo, em aulas em grupo chamadas de Gyrokinesis®.

Os exercícios lembram o movimento do corpo dentro da água, onde encontramos uma agradável resistência, enquanto o movimento evolui de uma forma para outra sem perder o fluxo. Além disso, na água não é possível ter um controle da exatidão e correção dos movimentos, o que é facilmente alcançado no Gyrotonic Expansion System® devido à orientação dos cabos e pratos com pesos e tensão reguláveis.

Professora:


Renata Maciel

Diretora do Canto do Corpo desde 2000 aonde atua também como professora de pilates, Gyrotonic® e atende como fisioterapeuta especializada em dor crônica.

Atuou profissionalmente na dança por 18 anos, como bailarina e professora. Se formou em massoterapia fazendo atendimentos nesta área há 16 anos. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Veiga de Almeida em 2001. Realizou diversos cursos de especialização em terapias manuais e exercícios terapêuticos específicos como, Neuromiofasciaterapia; Mobilização Neural; Estabilização Segmentar e Vertebral; Estabilização Dinâmica Lombopélvica; Maitland I;  Maitland II; Tape Funcional e Trilhos Anatômicos. Trabalhou no Centro Multidisciplinar de Dor do RJ, aonde se especializou em dor crônica.

Formada em Pilates pela Physiopilates no ano de 2002 trouxe a técnica para o Canto do Corpo atuando como coordenadora da equipe de Pilates e professora. Durante este período se aprimorou na técnica com o curso de coluna avançada (tratamento de patologias da coluna) e foi monitora do curso do Método Pilates e Controle Motor realizado no Canto do Corpo pela Especialize-se, ministrado por Debbie Creamer (Austrália). Desenvolveu ao longo do tempo e com sua experiência com movimento e com dor, uma forma de trabalhar com o Pilates na evolução do tratamento de dor Crônica como princípio de base para inserção em atividades mais complexas. Certificada em Gyrotonic Expansion System® desde 2011.