A Neuromiofasciaterapia pode ser o primeiro passo para o início do tratamento de dor crônica. É uma das técnicas da fisioterapia especializada em dor. Indicada à pessoas com dores rebeldes aos tratamentos convencionais.
Desenvolvida pelo fisioterapeuta Heráclito Gurgel no Hospital das Clínicas de São Paulo, reconhecida e aplicada em diversos Centros de Dor no Brasil. É uma terapia manual que inativa os espasmos musculares e a dor que intensificam e perpetuam os sintomas de doenças degenerativas das articulações (como as artroses, hérnias de disco, etc.); doenças de partes moles (bursites, tendinites, problemas ligamentares e musculares); compressões nervosas (síndrome do túnel do carpo, estenose de canal medular); metabólicas, (alterações diabéticas, herpeszoster, menopausa); dores pélvicos-perineais, cefaléias (dores de cabeça e da face - atm); fibromialgia (dor muscular generalizada); dor pós-traumatismos.
Diminuindo estes conflitos musculares e por conseqüência a dor, o paciente estará preparado para iniciar um trabalho mais ativo, com técnicas específicas progressivas como a Estabilização Articular e o Pilates. Essas técnicas devem ser adaptadas às necessidades e limites de cada paciente, em sessões individuais com fisioterapeutas especializados. O trabalho ativo pós dessensibilização é de fundamental importância para criar uma nova memória do movimento, equilibrando e equalizando toda função muscular, possibilitando assim o paciente adquirir mais qualidade muscular.
No Canto do Corpo as sessões de Neuromiofasciaterapia são semanais, personalizadas e adaptadas às necessidades do paciente. Serão realizadas manipulações para relaxamento muscular e controle da dor; resgate passivo do movimento; orientações de manobras domésticas de controle da dor; exercícios de reeducação dos movimentos e posturas.