Neuromiofasciaterapia Voltar

 

A Neuromiofasciaterapia pode ser o primeiro passo para o início do tratamento de dor crônica. É uma das técnicas da fisioterapia especializada em dor. Indicada à pessoas com dores rebeldes aos tratamentos convencionais. 

Desenvolvida pelo fisioterapeuta Heráclito Gurgel no Hospital das Clínicas de São Paulo, reconhecida e aplicada em diversos Centros de Dor no Brasil. É uma terapia manual que inativa os espasmos musculares e a dor que intensificam e perpetuam os sintomas de doenças degenerativas das articulações (como as artroses, hérnias de disco, etc.); doenças de partes moles (bursites, tendinites, problemas ligamentares e musculares); compressões nervosas (síndrome do túnel do carpo, estenose de canal medular); metabólicas, (alterações diabéticas, herpeszoster, menopausa); dores pélvicos-perineais, cefaléias (dores de cabeça e da face - atm); fibromialgia (dor muscular generalizada); dor pós-traumatismos.

Diminuindo estes conflitos musculares e por conseqüência a dor, o paciente estará preparado para iniciar um trabalho mais ativo, com técnicas específicas progressivas como a Estabilização Articular e o Pilates. Essas técnicas devem ser adaptadas às necessidades e limites de cada paciente, em sessões individuais com fisioterapeutas especializados. O trabalho ativo pós dessensibilização é de fundamental importância para criar uma nova memória do movimento, equilibrando e equalizando toda função muscular, possibilitando assim o paciente adquirir mais qualidade muscular.

No Canto do Corpo as sessões de Neuromiofasciaterapia são semanais, personalizadas e adaptadas às necessidades do paciente. Serão realizadas manipulações para relaxamento muscular e controle da dor; resgate passivo do movimento; orientações de manobras domésticas de controle da dor; exercícios de reeducação dos movimentos e posturas.

 

Terapeuta (s):


Renata Maciel

Diretora do Canto do Corpo desde 2000 aonde atua também como professora de pilates, Gyrotonic® e atende como fisioterapeuta especializada em dor crônica.

Atuou profissionalmente na dança por 18 anos, como bailarina e professora. Se formou em massoterapia fazendo atendimentos nesta área há 16 anos. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Veiga de Almeida em 2001. Realizou diversos cursos de especialização em terapias manuais e exercícios terapêuticos específicos como, Neuromiofasciaterapia; Mobilização Neural; Estabilização Segmentar e Vertebral; Estabilização Dinâmica Lombopélvica; Maitland I;  Maitland II; Tape Funcional e Trilhos Anatômicos. Trabalhou no Centro Multidisciplinar de Dor do RJ, aonde se especializou em dor crônica.

Formada em Pilates pela Physiopilates no ano de 2002 trouxe a técnica para o Canto do Corpo atuando como coordenadora da equipe de Pilates e professora. Durante este período se aprimorou na técnica com o curso de coluna avançada (tratamento de patologias da coluna) e foi monitora do curso do Método Pilates e Controle Motor realizado no Canto do Corpo pela Especialize-se, ministrado por Debbie Creamer (Austrália). Desenvolveu ao longo do tempo e com sua experiência com movimento e com dor, uma forma de trabalhar com o Pilates na evolução do tratamento de dor Crônica como princípio de base para inserção em atividades mais complexas. Certificada em Gyrotonic Expansion System® desde 2011.